quarta-feira, 8 de junho de 2011

Eu quero ser...

Toda quarta-feira será publicado no blog alguma profissão interessante. Daremos explicações, áreas de atuações, Universidades que oferecem o curso, dentre outras curiosidades. Quem redigirá os textos serão graduandos de alguma Universidade que estarão passando suas experiências.

Nesta semana, falaremos da área de Matemática...


“Se você é curioso, gosta de resolver e inventar problemas, seja bem vindo ao mundo dos matemáticos, você terá sucesso”. É esse o recado da professora Deborah Raphael, coordenadora do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), aos jovens que pensam em seguir a carreira. O primeiro requisito é gostar de desafios, querer saber o porquê das coisas, ser persistente e ter bom raciocínio lógico. Para o coordenador do curso de graduação do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor doutor Antônio Carlos Gilli Martins, toda pessoa que tem facilidade e habilidade mental para trabalhar com conceitos abstratos e se sente bem em enfrentar desafios intelectuais tem o perfil para cursar Matemática.
Os matemáticos desenvolvem seu trabalho em vários segmentos. Na matemática pura, as áreas de atuação mais promissoras são os centros e institutos de pesquisas; as universidades, onde os bacharéis podem trabalhar como professores e/ou pesquisadores; o ensino médio e também o fundamental. A matemática aplicada tem bom campo em instituições voltadas à pesquisa e à solução de problemas de ordem prática e financeira, bem como em logística, identifica o professor Gilli Martins.
O bacharelado é mais voltado para a formação de quadros para o ensino superior e pesquisa. A carreira acadêmica pressupõe estudos de pós-graduação, o que inclui mestrado e doutorado. Entretanto, cada vez mais os alunos são procurados para atuar em empresas de alta tecnologia, voltadas à informática, bioinformática, engenharia, etc., e no mercado financeiro. “Isso ocorre porque um profissional com sólida formação em matemática tem condições de interpretar problemas concretos de variadas naturezas, equacioná-los e encaminhar soluções”, avalia a professora Deborah Raphael.
O cenário de empregos é animador para formados em todos os níveis, confirma o professor doutor João Lucas Marques Barbosa, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com oferta de oportunidades para exercerem as funções mais diversas em setores variados: mercado de capitais, finanças, processos industriais, produção de softwares, instituto de pesquisa, supervisão de grupos técnicos multidisciplinares e até como membros de equipes de secretarias de Estado que cuidam da arrecadação, sendo que a preferência, nesse caso, incide sobre os bacharéis, mestres e doutores em Estatística e Matemática. A perspectiva é que a demanda por matemáticos cresça nos próximos anos, puxada pelo mercado de seguros, de telefonia e do serviço público, entre outras atividades.
Os matemáticos, segundo o presidente da SBM, consideram que a regulamentação da profissão não é necessária. Mesmo nos países mais desenvolvidos, a profissão não é regulamentada. No caso particular da licenciatura, aparentemente, haveria campo para a regulamentação, entretanto, na situação atual a demanda é tão grande e a oferta tão pequena que não há a menor necessidade dela. “O que se deseja é garantir a boa qualidade dos cursos de licenciatura, por isso temos pedido ao Ministério da Educação que aqueles cursos que forem reprovados em sua avaliação sejam desautorizados a funcionar”, completa Marques Barbosa.


Áreas de atuação


  • Análise numérica
  • Banco de dados
  • Bioestatística
  • Controle de qualidade por amostragem
  • Desenvolvimento de softwares
  • Ensinos fundamental e médio
  • Ensino superior
  • Estatística computacional
  • Modelagem financeira
  • Pesquisa científica
Texto extraído do livro "Profissões - Guia para ajudar os jovens estudantes na escolha da carreira" - CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA – CIEE - LUIZ GONZAGA BERTELLI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário